Quando
se pensa em apontar culpados pelo caos que aflige a educação brasileira sempre
se ouve frases prontas do tipo: “a culpa não é dos professores, que ganham mal,
dão o sangue em salas superlotadas...” ou “a culpa não é dos alunos, que sequer
sabem para que serve ir às aulas todos dos dias...” ou ainda “a culpa de tudo
isso é do sistema, que ganha com a ignorância, afinal, povo burro é povo fácil
de enganar...”. “Mas afinal quem é esse tal de Sistema para mim poder ir lá e
falar umas verdades para ele?!”, diria o mais desavisado.
Pois
é, também defendo, veementemente, que o problema da educação no Brasil não está
no professor, não está no aluno, não está na instituição escola, mas sim no
sistema, e, para satisfazer a curiosidade de quem procura o tal “Sistema”,
descortiná-lo-ei.
Grosso
modo, o sistema é tudo que sustenta e é sustentado pelo tipo de política
econômica vigente, o tipo de regime impregnado no nosso dia-a-dia, na nossa
cultura e até no nosso jeito de ser. O sistema não é quem, mas o quê, como,
quando e onde. Está em tudo, mas não pode ser visto a olho nu.
A
melhor forma de identificar “quem” no sistema, é acompanhar o que se
desencadeia a partir e com ele e chegar àquele que ganha, que lucra, que se
locupleta com o sistema. Se existe uma pessoa física (ou jurídica) culpada pelo
sistema é esse o CPF (ou o CNPJ) dele.
Já
pensou, por exemplo, o que seria do proprietário de uma rede de postos de
combustíveis multimilionário se os adolescentes que trabalham de frentistas -
os “linha de frente” contra os assaltantes e que ainda têm os produtos dos
roubos aparecendo em seus holerites como adiantamentos -, se estes aprendessem
tudo que é transmitido pelo professores em sala de aula, se fossem além e ainda
pesquisassem por conta própria sobre outros assuntos, se lessem livros, se
chegassem a uma universidade de boa qualidade, se fizessem uma pós-graduação,
um mestrado, um doutorado...e se esses jovens perceberem que eles não precisam,
necessariamente, ser frentistas, mas que podem chegar a ser o gerente do posto,
o dono do posto, o dono da rede de postos, o proprietário da refinaria de
petróleo...será que eles ainda assim iriam se prontificar a ficar segurando uma
bomba de combustível, passando rodo no chão e jogando água no para-brisa de
carro? Não. E sabe o que aconteceria se todos agissem da mesma forma, se
erguessem a cabeça e começassem a não aceitar serem menosprezados,
subvalorizados, idiotizados? O sistema quebraria.
Seguindo
o caminho inverso, se o jovem se resigna com sua “condição”, pior, se chega a
se sentir feliz em ser frentista, em estar empregado “no País do desemprego”,
porque “todo trabalho é digno”, é aquele que não chega no horário na escola
porque “larga” o serviço tarde, não presta atenção na aula porque está muito
cansado, não participa das atividades, não faz tarefa, não lê...enfim, o aluno
“dá nada”, este desmotiva o professor, desestrutura a escola, força uma falsa
política educacional que coleciona números para sustentar o status quo no
cenário econômico mundial, mas vira chacota para gringo na Copa do Mundo
empunhando cartazes do tipo “Vamu pro équiça”.
Com
aluno e professor desmotivados, a gestão da escola entra em crise. A escola
vira um gueto, onde marginais se misturam às pessoas de bem, há comércio de
drogas, prostituição e vandalismo da coisa pública. Uma escola-gueto hoje, duas
amanhã...e a sociedade, em um médio espaço de tempo, está toda comprometida.
Alunos de baixo rendimento tendem a ser profissionais medíocres, adultos
irresponsáveis, pais de filhos de baixo rendimento...é um ciclo vicioso que
fortalece o sistema.
Por
que fortalece o sistema? Porque sociedade problemática gera esperança,
palavrinha, aliás, odiosa, que significa um monte de gente esperando que alguém
faça algo por ela que não pode, ou não quer fazer por si. Surgem os políticos
com a “cura”. E quem sustenta o político e suas campanhas milionárias? Os donos
dos postos de combustíveis, ou seja, o sistema.
O
resultado desse esquema doentio não é só a violência, a pobreza, a fome, a
doença...tem coisa pior. O mais cruel no sistema é que ele tira do homem, do
jovem, da criança a capacidade de sonhar.
Os
adultos de hoje não têm grandes sonhos, não pensam em descobrir novos mundos,
salvar o planeta, construir uma máquina do tempo para voltar ao passado e fazer
melhor...nossos heróis não voam, não têm superpoderes, não vestem capa vermelha
por debaixo do terno, aliás, sequer usam ternos...são trabalhadores,
empregados, frentistas...o sonho não passa do portão da cerca branca, com uma
casinha azul no meio e cravos ao redor para o totó “regá-las”. Se a noção de
sucesso é pífia, o sinônimo de felicidade para quem sonha pequeno só pode ser
ínfimo: contar os dias da semana à espera do sábado para tomar umas “brejas”
com os amigos, “queimar uma carninha” e mentir um pouco “pra aliviar o stress”.
Os
filhos, por natureza, não sonham muito mais alto que os pais, já que o sonho
possível de todo jovem é ser o que os pais são ou ser melhores do que os pais
foram. Só que melhor do que um pouco é só pouco mais que pouco.
“No
porão de todo empresário, funcionário público de carreira...cujo filho sonha
ser roqueiro e viajar o mundo com uma banda, tem sempre uma guitarra
empoeirada”, disse um psicólogo. E agora pergunto: e nós, o que temos no nosso
porão da vida para inspirar nossos filhos?
Ah!
Só uma ressalva. Nada contra frentistas, apenas lembrar que nos países ditos
civilizados é uma profissão extinta há muito tempo. Nos países subdesenvolvidos
resiste como um símbolo de poder, subserviência e autopreservação, afinal, quem
arrisca abastecer o Corolla em um posto de combustível na Zona Leste do Rio de
Janeiro depois das 10? O dono do posto é que não é.
Por Cristian Menezes - 2017

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